Mecanoo e Metaform Architects ganharam uma competição para projetar um novo Velódromo e Complexo Esportivo em Mondorf-les-Bains, Luxemburgo. Localizado nos arredores da cidade, o projeto foi concebido como um destino para recreação. Incluirá um novo velódromo nacional com centro aquático, salão poliesportivo e parede de escalada. O projeto pretende ser um centro esportivo que possa sediar eventos nacionais e internacionais de ciclismo, permanecendo aberto à comunidade e à futura escola internacional no local.
Uma abordagem projetual compacta foi escolhida para tratar de um orçamento limitado e da renaturalização prescrita do local agrícola inclinado. As piscinas e o pavilhão esportivo estão afundados na topografia e cobertos por telhados verdes inclinados para mesclar o edifício na paisagem. O movimento dá destaque ao velódromo como marco na paisagem. O Velódromo em si foi criado como um volume flutuante acima da paisagem que apresenta uma elegante estrutura de madeira projetada. Madeira e concreto foram combinados para criar um cenário quente e durável para o complexo, enquanto vidros e claraboias enquadram a paisagem.
O velódromo e as salas de esportes são acessados através de salas localizadas no térreo. O layout do Complexo de Velódromo e Esportes conecta as instalações através de um grande foyer que mantém uma circulação para os atletas (profissionais, recreativos e estudantes) e espectadores. Uma grande escadaria aberta conecta o foyer público no primeiro andar com a entrada, criando um claro eixo público para o centro aquático e áreas de espectador do velódromo e poliesportivo. Encontros informais e espaços de espera são criados, com terraços ao ar livre e vistas para todas as instalações e a paisagem circundante.
Mecanoo e Metaform saíram como vencedores do concurso internacional e serão contratados pelo Município de Mondorf-les-Bains e pelo Ministério dos Desportos do Luxemburgo.